5 found
Order:
  1.  17
    As noções de Polidoxia e de diferenciais de poder no contexto da relação entre imaginários e diálogos inter-religiosos.Cláudio de Oliveira Ribeiro - 2017 - Horizonte 15 (45):40-67.
    The research sought to systematize two notions around interreligious relations which aim to deconstruct imaginaries of an idealist tendency that often emerge from practices and forms of inter-religious ecumenism: that of power differentials present in society and in interreligious relations and the concept of polidoxy, which would avoid dichotomous and bipolar interpretations and actions. Methodologically, we adopted the process of synthesis of perspectives derived from postcolonial cultural studies – by different authors – and from the feminist theological critique of Kwok (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  16
    Pluralismo religioso, direitos humanos e democracia.Cláudio de Oliveira Ribeiro - 2015 - Horizonte 13 (40):1805.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  13
    Revisitando a experiência dos Programas Profissionais da área Ciências da Religião e Teologia/CAPES no Brasil.Flávio Senra, Claudio de Oliveira Ribeiro & Dilaine Soares Sampaio - 2020 - Horizonte 18 (55):324.
    A pesquisa foi desenvolvida considerando-se o debate sobre a especificidade da Pós-Graduação Profissional no âmbito da área Ciências da Religião e Teologia, da Capes, órgão que no Ministério da Educação brasileiro acompanha e avalia o Sistema Nacional de Pós-Graduação. O objetivo principal das análises feitas foi construir um panorama de questões em torno do trabalho realizado pelos cursos de mestrados profissionais, incluindo os resultados por eles alcançados, somado a um elenco de aspectos que têm sido identificados como desafiadores para o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  28
    A teologia latino-americana diante do pluralismo religioso (Latin American theology and religious pluralism) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n32p1436. [REVIEW]Cláudio de Oliveira Ribeiro - 2013 - Horizonte 11 (32):1436-1460.
    Análise dos principais desafios do pluralismo religioso para o contexto teológico latino-americano. Como resultado de nossa pesquisa, formulamos três eixos norteadores da temática: I. A importância pública das religiões para os processos de promoção da paz e da justiça, associada ao valor da mística e da alteridade na formação de espiritualidades ecumênicas e como elas incidirão nos processos religiosos e sociais, favorecendo perspectivas utópicas, democráticas e doadoras de sentido. II. A necessidade de mudança de lugar teológico a partir da realidade (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  36
    Religiões e paz: perspectivas teológicas para uma aproximação ecumênica das religiões (Religion and peace: Theological perspectives for an ecumenical approach of religions) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n27p917. [REVIEW]Cláudio de Oliveira Ribeiro - 2012 - Horizonte 10 (27):917-936.
    Trata das possibilidades de uma teologia ecumênica das religiões tendo como eixo articulador a preocupação pela paz, pela justiça e pela integridade da criação. O objetivo é analisar temas de destaque para o cenário das análises sociais e teológicas como: a) O valor do humano e da ética social para o diálogo interreligioso, b) As possibilidades de uma unidade aberta, convidativa e integradora no âmbito das religiões; c) A importância pública das religiões; d) As religiões como códigos de comunicação; e) (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark